- Noticias Brasil

Dicas para professor

Professores: 12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula

17 de Junho de 2013

Quer tornar sua aula mais dinâmica e interativa? Confira 12 ferramentas de código aberto que você pode usar para atrair a atenção dos estudantes

Professores 12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula

 

Cada vez mais professores buscam recursos tecnológicos para tornarem suas aulas interativas e dinâmicas. Contudo, grande parte dos recursos é paga. Isso acaba se tornando um problema porque, em muitos casos, o professor não precisa de todas as características oferecidas na “versão premium”. Se você faz parte desse grupo e ainda assim quer contar com esses recursos, conheça 10 ferramentas de código aberto para usar na sua aula.

 

Leia também:
» 5 ferramentas do Google que podem ajudar nos estudos
» 5 ferramentas online poderosas para professores usarem em sala de aula
» 10 ferramentas online essenciais para a sua vida

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 1. Wordpress

Permite que você crie e modifique o seu próprio blog, ou que você hospede o seu próprio domínio. Oferece opções de template e recursos a serem disponibilizados no seu site.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 2. Pidgin

Funciona como um programa de mensagens instantâneas que permite que você mantenha contato com todos os seus estudantes em um só lugar. Aceita conexões do Google Talk, AIM, Yahoo e MySpace, além de outras redes.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 3. Audacity

Ajuda em edições rápidas e simples de áudio. Se você utiliza esse tipo de recurso com os seus estudantes, vai ajudá-lo a realizar as edições mais básicas, como mesclar áudios, cortar partes e suavizar passagens de um áudio para outro.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 4. Tomboy

Permite que você tome notas, realce parte dos seus textos, altere fontes de estilo e até mesmo verifique a correção ortográfica.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 5. MediaWiki

Trata-se de um servidor de código aberto que permite que você crie seu próprio wiki. Traz o esqueleto completo para que você monte seu wiki e divida com os seus estudantes em sala de aula.

 

 

4 ferramentas grátis para professores iniciarem seus blogs

4 ferramentas grátis para professores iniciarem seus blogs

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 6. VLC

Um dos softwares mais utilizados para exibição de vídeos, uma vez que reproduz a maior parte dos formatos. Permite que você faça apresentações de vídeos para os seus estudantes.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 7. PDF Creator

A ferramenta permite que você converta qualquer documento para o formato PDF.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 8. Edubuntu

Trata-se de um ambiente que reúne uma série de aplicativos voltados para ajudar professores, alunos e administradores de educação. Conta com processadores de texto, planilhas, construtor e até mesmo ferramentas de apresentação. Também conta com jogos educativos.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 9. Open Office

Reúne aplicativos úteis para a sala de aula, todos que funcionam como alternativa aos produtos da Microsoft, como o Word, o Excel ou o Power Point.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 10. GiMP

O GiMP é, basicamente, um Photoshop gratuito. Não é tão versátil quanto o original, mas possui todas as ferramentas e recursos básicos para tratamento de imagens.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 11. GBrainy

Trata-se de um jogo que tem como objetivo treinar o cérebro. Permite que você forme a memória por meio de perguntas instigantes, analogias e quebra-cabeças lógicos.

 

 

12 ferramentas online grátis para usar na sala de aula: 12. DimDim

Uma ótima ferramenta para professores conectados é o DimDIm, que é um recurso grátis para conferências online. Permite reuniões entre você e seus alunos, de modo que você possa ajudá-los durante as tarefas fora da sala de aula.

 

 

Versão clássica   

Com o patrocínio de Santander